segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Sobre as amizades e o tempo

É longo, mas vale a pena ler!


Quando era pequena, achava que só existia bem e mal, certo e errado, menino ou menina. Com o tempo, vi que todas estas coisas podiam variar. Achava também que as amizades deveriam ser eternas, assim como o amor. Bem, logo de cara, aos 14 anos, vi que o amor não é para sempre. Nem aos 20 anos, nem aos 30... Talvez o problema seja eu, mas o ponto que quero chegar é que nada é eterno, mas não significa que não seja bom enquanto durar e, principalmente, o que mais demorei a entender: não preciso me sentir culpada por isso.

É simplesmente impossível viver com todas as pessoas que conhecemos ao longo da vida. E com o passar dos anos e minhas experiências, percebi que as amizades também são assim. Há vários tipos de amizade.

1) A amizade de infância. Geralmente seus pais eram amigos e para deixar você quieto por pelo menos alguns minutos e poder se afogar na cachaça nos finais de semana (hoje eu os entendo), eles te colocavam com os amiguinhos. Podiam ser chatos ou legais, mas eram seus amiguinhos de infância. Muitas vezes, ao longo da vida, percebemos que estas pessoas não tem nada a ver conosco e nos distanciamos, mas sempre lembraremos com carinho, afinal, papai e mamãe fizeram um triagem ao colocá-los em casa, e você confia no papai e na mamãe, é claro.

2) A amizade furada. É aquela que só te mete em enrascada, mas as memórias são incríveis, porque é impossível esquecer a desgraça que foi a última furada. Geralmente é aquele amigo que te chama para o churrasco da sogra ou para uma viagem bicho grilo. Quando ele te chama e diz: vai ser imperdível, você sabe quem vem merda no ventilador, mas no fim se diverte. A furada é certa, mas companhia vale a pena what makes it worthwhile.

3) Amizade colorida. São as melhores. Podem ser branquinhas ou bem vermelhas de paixão. Foi-se o tempo em que os homens usavam as mocinhas e depois pegavam outra para casar. Hoje, nós também podemos ter um pinto amigo para quebrar um galho nos momentos de solidão. É aquele que você liga diz que quer ver um filminho, usa e abusa e depois não precisa ligar no dia seguinte.

4) Amizade funcional. Essa é ótima: são pessoas incríveis que passaram pela sua vida em uma fase. “Naquela época” vocês combinavam, falavam a mesma língua e não se desgrudavam. Hoje, cada um foi para um canto, mas o contato permanece. Quando se falam pelo Orkut, facebook ou twitter geralmente é um “oi, e as novis?”, e fica naquele papinho bobo de “tudo bem, trabalhando, estudando e namorando”. O papo furado do dia a dia parece ter perdido sentido, mas como foram muito especiais em algum momento especial da sua vida, são pessoas que você carregará a vida toda no coração e muitas vezes vai sentir saudades.

5) Amigos traíra. Se você não teve, calma! É porque não sabe que tem gente falsa te cercando. São aquelas que acham sua roupa linda, seu cabelo maravilhoso e as primeiras a consolar o seu namorado no fim do relacionamento. Essas amizades tendem a ser de pessoas invejosas e interesseiras. Faz parte. O importante é saber como lidar com estas pessoas e saber quem são. E não esqueça: jamais perca a classe. Apenas saiba quem tá querendo puxar seu tapete and watch out your back. Não dá para evitar estas amizades, pois são pessoas que fazem parte do círculo social, portanto, não abra muito sua vida e mantenha a distância.

6) Amizades de farra. Aquele show, aquela balada, aquele cara, aquela baixaria e por aí vai. São amizades  fundamentais, pois sem elas não há adrenalina na vida e os finais de semana são monótonos. Necessárias, mas não se iluda. Amigos de boteco não passam disso. Não vai ficar contando sua vida familiar ou sexual na mesa do bar, nem ache que quando você precisar de uma indicação para um emprego vai rolar algo. Esquece tá! Amigos de boteco são apenas para beber uma cervejinha, falar merda e dar risada. Aqui também tem os amigos de balada. Tem os amigos que vão para a balada com você e tem aqueles que você só encontra na balada. Mais ou menos como a nossa relação com os homens. Abafa...

7) Amigos eternos. Com estas pessoas, você sabe que mesmo que se passem meses sem falar com a pessoa, quando se encontram parece que se viram ontem. A intimidade não acaba. Ela poderia te ver se depilando que você se sentiria à vontade. Este tipo de amigo é como diamante e não passam de cinco. São aqueles que você conhece há muito tempo e já passou por várias fases e amizade perdurou. Falam de tudo: família, viagens, medos, vontades e besteiras também. Já casaram, divorciaram, tiveram filhos, casaram de novo e a amizade continua. O mais importante dessa amizade é que um conhece ao outro, respeita, ama e apóia. Com estas você pode realmente chorar e dividir alegrias- o que acho mais difícil.

8) Amigo ausente. Sempre diz que te ama e sente saudades e solta a famosa frase “conte comigo”. Entretanto, nunca conversa com você, o tempo dele (e só dele) é escasso e você que fica atrás marcando algo. Não são amigos de verdade, apenas querem seu voto. Fuja deles. Afinal, quem gosta de você vai te querer por perto, certo? Como diz papai: não vá atrás de quem não te dê atenção - fácil assim quando não tem química nem paixão...

9) Amigos do trabalho. Primeiro que não são amigos, mas colegas. Podem até se tornar amizades, mas isso só o tempo e as circunstâncias dirão. Com colega tem que ficar de olho aberto, não pode falar muito e tem que sempre evitar confusões. Depois que começa a conversar todo o dia e falar das suas aventuras (ou desilusões) amorosas é porque já virou amigo. Idem ao 5 e 6 Nem tudo que reluz é ouro e nem toda mão que te estendem é para te levar para cima.

10) Amizade terapêutica. É aquela que é muito boa para conversar, pois uma sempre acrescenta a outra. Você pode passar horas conversando e não vê a hora de trocar ideias de novo. Pode falar sobre a política ou o ultimo DVD daquela banda, ou ainda de você mesma. Ótimas conversas com um café e sem pressa. É uma troca mutua de admiração. Bacana.

11) Amizade figurante. Não é a número um da sua lista, mas é tão bacana e companheira que você sempre a chama para os programas. Uma pessoa educada, agradável, mas que nenhum vínculo mais profundo é criado. No worries. Você não precisa ser irmã de todos seus amigos. Amizade é assim mesmo: relacionamentos com diferentes propósitos e benefícios.

No fim, todas são boas amizades e muito necessárias =)

Um comentário:

  1. Olha, eu não sei bem qual é o nosso tipo de amizade rapha, mas tô achando que pode ser uma mescla de amizade furada (afinal, quem de nós duas teve a idéia de atravessar a George St. as 2 da manhã com um colchão na cabeça?), amizade funcional (afinal, mesmo que a gente não queira, a distância impede a amizade de ser como era né?)!

    Beijão!

    ResponderExcluir