terça-feira, 26 de outubro de 2010

Old old post- Mas eu amo este Natal: tragicamente maravilhoso

Natal. Uma família muito abençoada me convida para estar com eles na ceia. Que maravilha! Longe de casa, porém bem acolhida. A dona da casa me pede uma sobremesa, o que é muito justo porque vou comer e beber à vontade.

Uma sobremesa? Claroooo....Primeira coisa que fiz foi passar no supermercado para ver alguma coisa pronta. Você tem idéia de quanto tempo eu não faço um bolo???? O último brownie de caixinha que tentei fazer ficou duro e tive que jogar até a fôrma fora.

Anyways, ainda estava meio tensa com a idéia de fazer uma sobremesa para, de acordo com a anfitriã,: “ ...hã, 30 para 40 pessoas. Não, não, 40 é mais certo." Quê???? Oh, my Gosh! Agora a casa caiu e com mortos e feridos. Bom, uma vez eu comi um bombom de morango mega delicioso na casa de uma amiga. A mãe dela é um expert na cozinha e faz coisas deliciosas. Mas isso não importa. É só colocar o morango, jogar um creminho e derreter o chocolate em cima. Hiper prático e todo mundo gosta.

Pois bem, pra me assegurar que faria um bom trabalho consultei um site de receitas na internet. Eu anotei a quantidade dos ingredientes e a receita deixei para lá porque aparentemente não tinha erro. O primeiro empecilho foi aonde eu ia colocar aquele bombom? Porque aqui em casa é tudo single size. Procurei no mercado qualquer vaisilha bonitinha de plástico mas tudo que achei foi uma travessa gigante de alumínio para churrasco. Okay. Vai essa mesma.

Os ingredientes foram à base do "olhômetro" porque esqueci a receita em casa. Mas aí com a ajuda da minha amiga finlandesa, que não tem nem idéia do que seja um bombom, fizemos as compras. Chegando em casa, eu coloquei os morangos na travessa de churrasco e depois de terminar tudo é que eu percebi que talvez eles rendessem mais se eu picasse em tamanho menor. Lá vai a pata refazer todo o trabalho... .Depois era só fazer o creme. Nesse momento eu recorri ao site e vi algo do tipo: brigadeiro branco. Fáciuuuuuuu demais. Fiz o brigadeiro mas ele ficou meio mole...bem mole...quase um suco. Acho que não deveria ter colocado leite no brigadeiro...

Decidi prosseguir com o chocolate e até então estava tudo bem porque ele derreteu e ficou cremoso. "Joguei" em cima dos minúsculos pedaços de morango e da calda amarelada e ele foi ficando durinho conforme o esperado. Já faltando cinco centímetros para cobrir toda aquela imensa fôrma de churrasco o chocolate acaba. Sem pânico! Abro o armário e pego um chocolate que eu tinha há tempos e derreto.

Ele estava passado da validade e o chocolate queima. Pânico sim! Como alguém consegue queimar um chocolate??? Depois de uma breve crise existencial que sou um zero na cozinha e que talvez não case por causa disso, eu compro uma barra de chocolate para tampar o buraco. Preciso dizer que não deu certo? O remendo de chocolate ficou feio, mole e com a diarréia aparecendo.

Mas mal sabia eu que o pesadelo estava apenas começando.

Eu deveria encontra-los na igreja para então irmos à casa dos anfitriões. Depois de 20 minutos de espera para entrar no ferry boat, 30 dentro dele e 15 de caminhada, finalmente, espero mais 20 minutos para o que? Para mais uma hora de viagem, adicionados aí 25 minutos de parada na casa de alguém.
Bom, a essa altura a sobremesa já era “uma coisa” mole e cheirando a morango.

Eu já estava preocupada, na verdade, apavorada e querendo me enfiar num buraco bem largo, mais largo que a fôrma de churrasco. Nos 55’ das 3h55’de espera, quando eu descia do carro, já no estacionamento da casa, aquele cocô amolecido vira no meu colo e suja todo (sim, todo) meu lindo vestidinho novo. Eu queria chorar. Mas isso poderia chamar a atenção das pessoas e aí elas veriam a merda (literalmente) que eu fiz.

Comemos e dançamos e chegou a hora mais aterrorizante: a sobremesa. Eu queria jogar fora, mas minha amiga já tinha anunciado que tinha: “hum...gentem, tem bombom de morango.” Pior que um fiasco é a expectativa das pessoas que aquilo não seja um fiasco. Ao colocarem a fôrma de churrasco algumas lágrimas saíram de meus olhos. Quando uma moça virou pra mim e perguntou: “o que é isso?” Eu fui ao banheiro me descabelar de vergonha e tristeza.

Era um simples bombom, como pode ter saído tão errado? O morango soltou água, o creme estava muito mole e o chocolate muito duro. Não, eu não estou exagerando. "O que é isso?" basta para sentir o grau da cagada. Depois que eu fiquei escondida no banheiro e as pessoas já estavam longe da mesa, eu perguntei a dona da casa se podia jogar fora e ela: “bem...você que sabe. Em outras palavras, por favor, faça essa caridade!!!! Sutilmente eu fui joguei tudo fora, confesso que com um aperto no coração. Meu vestido ainda estava sujo.

Depois dessa tragédia, eu aprendi que para eu participar de festas e casar é fundamental ter uma agenda bem completa com o número da pizzaria, da confeitaria, do restaurante japonês...

Um comentário:

  1. Rapha, eu presenciei tal sobremesa!! Agora conheço a história por tras!!! Mainha já riu muito com a história!! Um beijo da família anfritriã desse jantar desastroso pra você porém divertidíssimo!! O que valeu foi sua grande tentativa e a indispensável companhia!! Você faz falta!! Você pode trazer a sobremesa do próximo natal?? hahaha! Beijos Pri e Zelda

    ResponderExcluir